Por João Paiva e Luciano Moreira
A análise qualitativa de dados engloba um conjunto diversificado de técnicas de análise que permitem reduzir e organizar em categorias e esquemas semânticos com coerência, simplicidade, eficácia, e pertinência a informação associada a documentos diversos como texto, som, imagem, vídeo e multimédia. O presente workshop oferece aos participantes uma abordagem introdutória à análise qualitativa de dados, entendida em sentido lato, no ensino e divulgação das ciências, realçando a sua relevância tanto para a investigação académica como para a avaliação de práticas e projetos. Sem negligenciar as distinções fundamentais de ordem teórica, privilegia uma abordagem pragmática aos conceitos e técnicas de análise qualitativa de dados. Os participantes terão oportunidade de compreender os critérios que subjazem à utilização exclusiva ou combinada da análise qualitativa assim como os conceitos e operações fundamentais que a caracterizam. O workshop procurará dar uma visão abrangente do processo de análise, enquanto processo iterativo, desde a constituição do conjunto de dados a analisar, passando pela categorização e culminando na apresentação de resultados. Será dado particular destaque à categorização enquanto motor e fase mais sensível da análise, através de exemplos diversificados e exercícios de caráter prático. Os participantes exercitarão assim as competências associadas ao processo de análise (interpretação, rigor, …), avaliando em primeira mão as vantagens e desvantagens da técnica. Serão ainda analisadas as possibilidades de análise assistida por um programa de computador específico, NVivo. Espera-se que no final do workshop os participantes sejam capazes de reconhecer a relevância da análise qualitativa de dados para os contextos de ensino e divulgação das ciências; identificar os principais conceitos e operações associadas à análise qualitativa de dados; reconhecer os limites e as possibilidades da análise qualitativa relativamente à análise quantitativa bem como a natureza primordialmente complementar entre ambas as abordagens.
Bibliografia
- Bardin, L. (2004). Análise de Conteúdo (3ª ed.). Lisboa: Edições 70.
- Corbin, J, & Strauss, A. (2015). Basics of qualitative researh«ch. Techniques and procedures for developping grounded theory. Thousand Oaks: SAGE.
- Glaser, B., & Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. New York: Aldine De Gruyter.
- Hutchison, A. J., Johnston, L. H. & Breckon, J. D. (2010). Using QSR-NVivo to facilitate the development of a grounded theory project: an account of a worked example. International Journal of Social Research Methodology, 13(4), 283–302.
- QSR International (2014). http://www.qsrinternational.com/
- Vala, J. (2003). A análise de conteúdo. In A. S. Silva e J. M. Pinto (Orgs.), Metodologia das Ciências Sociais. (12ª ed., pp. 101-128). Porto: Edições Afrontamento.