Por Clara Vasconcelos e Joana Torres
A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) teve o seu início na Educação em Medicina em 1969 quando, na Universidade de McMaster, no Canadá, 20 estudantes de um programa de mestrado em medicina foram desafiados a experienciar um desenho curricular ambicioso. Solicitou-se que, em pequenos grupos, e sem recurso a aulas expositivas ou com orientação tutorial prévia, se envolvessem na resolução de um dado problema. Esta mudança radical na Educação Médica teve impacto no ensino a nível mundial (Vasconcelos & Almeida, 2013). O sucesso desta implementação estendeu-se, posteriormente, ao processo de ensino aprendizagem em escolas básicas e secundárias. O workshop pretende, de uma forma prática, apresentar uma implementação da ABRP no Ensino das Ciências, explorando-se um cenário problemático e envolvendo os participantes no desenvolvimento de atividades. O cenário a apresentar baseia-se no terramoto de 1755, por ser um episódio catastrófico que persiste na memória coletiva. Segundo Amador (2007), o terramoto foi provavelmente o fenómeno natural que maior impacto e repercussão teve, a níveis científico e filosófico, na história da humanidade. Chega a mencionar que a filósofa Susan Neiman, em obra publicada em 2001, considerou o terramoto e respetivas repercussões como elementos caracterizadores de um período de mudança na história da humanidade. A filósofa propõe uma comparação entre esse evento e Auschwitz, em que o primeiro corresponderia ao momento a partir do qual se começou a distinguir o mal natural do mal moral, que equivaleria, por sua vez, ao início da modernidade, enquanto o segundo corresponderia ao fim da era moderna. Enquadrando-se esta metodologia numa perspetiva de Ensino orientado para a Investigação, apoiamo-nos, ainda, na modelação como acréscimo motivador para o envolvimento dos participantes. Assim, com a resolução do problema após o levantamento de questões de nível cognitivo diverso, espera-se que a modelação contribua para a aprendizagem significativa sobre a forma de implementar a ABRP em sala de aula.
Bibliografia
- Amador, F. (2007). O terramoto de Lisboa de 1755: Colecções de textos do sec. XVIII. Manguinhos 14(1), 285-323.
- Vasconcelos, C. & Almeida, A. (2012). Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino das Ciências: Propostas de trabalho para Ciências Naturais, Biologia e Geologia. Coleção Panorama. Porto: Porto Editora.