Por Paulo Simeão Carvalho
As Atividades Experimentais Virtuais (AEV) são experiências em geral complementares de atividades laboratoriais reais (podendo mesmo, em casos específicos, substituí-las), que podem ser realizadas pelos alunos dentro ou fora da sala de aulas. As AEV devem ser realizadas e discutidas em grupo, potenciando o trabalho colaborativo. Estes materiais didáticos podem ser disponibilizados facilmente por suporte digital ou pela internet. Por essa razão, são recursos que o professor pode explorar com grandes vantagens educativas.
As Physlets são uma classe de animações Java, desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a aquisição de competências fundamentais que todo o estudante de Física deveria ter. Estas AEV possuem atributos que as tornam únicas e particularmente valiosas na tarefa educacional: são simples, flexíveis, criadas para a Web e de distribuição gratuita para uso não comercial, permitem visualizar conceitos abstratos e parecem-se mais com os problemas reais. Nas Physlets, os alunos têm de refletir sobre a seriação das grandezas físicas a medir, retirar dados experimentais e tratá-los, construir tabelas e gráficos e debatê-los para poderem tirar conclusões, desenvolvendo assim muitas das competências das atividades laboratoriais.
O professor pode adequar a exploração didática das animações ao nível de conhecimentos dos alunos, de modo a tornar o ensino mais interativo e potenciar as aprendizagens. São, por isso, uma das mais bem sucedidas inovações educacionais para o ensino universitário e pré-universitário nos E.U.A. agora também totalmente disponíveis em português europeu (http://www.fc.up.pt/physletspt/ebook).
Nesta oficina será feita uma introdução às diferentes classes de Physlets e seu enquadramento letivo e a exploração prática das AEV através da manipulação das animações. Pretende-se que os professores avaliem o potencial interativo da incorporação das Physlets e das AEV em geral, na sua prática letiva.
Bibliografia
- Carvalho, P. S., Christian, W., Belloni, M. (2013). Physlets e Open Source Physics para professores e estudantes Portugueses, Revista Lusófona de Educação, 25, 59-72.
- Carvalho, P. S., Briosa, E. P., Christian, W., Belloni, M., Costa, M. F. (2014). Física em Physlets: Ilustrações, Explorações e Problemas para um Ensino Interativo em Física Introdutória, Amazon Digital Services, Inc. (ASIN: B00QPKCYW6).