Por José Carlos Santos
A riquíssima história da Matemática inclui muitos assuntos que fazem parte dos programas do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Isso faz com que muitos tópicos abordados no ensino possam ser enriquecidos com referências ao contexto histórico onde surgiram. Eis alguns exemplos:
- Os logaritmos foram introduzidos para tornar mais rápidas as multiplicações.
- A função exponencial surgiu na resolução de um problema sobre juros compostos.
- A fórmula para o volume da esfera foi originalmente formulado por Arquimedes como uma relação entre o volume da esfera e o volume do menor cilindro que a contém.
Neste Workshop veremos estes e outros exemplos, bem como estratégias sobre como sobre como os integrar no ensino.
Bibliografia
- Silva, M.C., Sá, C.C., Queiró, J.F., Costa, M.J. & Estrada, M. F. (2000) História da Matemática, Lisboa: Universidade Aberta.
- Katz, V.J. (2010) História da Matemática, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Stillwell, J. (2004) Mathematics and its history, New York: Springer-Verlag