António Machiavelo, Universidade do Porto
Há várias ideias erradas sobre a matemática (que tem muito pouco a ver com “contas”), sobre o que ela efectivamente trata (um balancete tem tanto de matemática quanto uma lista do supermercado tem de literatura), sobre o seu desenvolvimento histórico (sabia que, por exemplo, Pitágoras muito provavelmente nada teve a ver com o famoso teorema que tem o seu nome?), e também, sobre os matemáticos (de ambos os géneros, que nada têm de diferente dos “outros”).
Algumas dessas ideias assentam em modos simplistas de ver e entender o mundo, sendo um pouco análogas a certas impressões imediatas do senso comum que não correspondem à realidade, tendo por vezes consequências nefastas no ensino. Nesta palestra falar-se-á um pouco disto, sobre o que é a matemática, de mitos e lendas sobre “génios”, e de algumas lições simples que a história pode ensinar aos mais atentos e cuidadosos.
António Machiavelo
Docente do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e membro do Centro de Matemática da Universidade do Porto. Doutorado em Matemática pela Universidade de Cornell (EUA).
Trabalha em Autómatos Finitos, Criptografia e Teoria dos Números, tendo também fortes interesses em História e Filosofia da Matemática. É vice-presidente da Associação Atractor e colaborador da Gazeta de Matemática. Deu já mais de 200 palestras, 100 das quais em 58 escolas diferentes do ensino básico e secundário.