Por Carla Morais
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm um relevo particular nos nossos tempos, tornando-se quase prescindível sublinhar a sua importância na educação científica. Também a progressiva abundancia de recursos digitais, que não são autossuficientes, revela que a integração pedagógica das tecnologias não vai subtrair trabalho aos professores, bem pelo contrário, o seu protagonismo, espírito crítico e seu discernimento são fundamentais.
Neste cenário, a formação de professores de ciências deverá integrar uma componente de tecnologia digital, das suas relações com a sociedade e com a ciência, e, fundamentalmente, com a forma de ensinar e aprender. Assim, visando a implementação de “boas práticas” de uso dos recursos digitais, neste workshop pretende-se que os participantes:
a) reconheçam nos recursos multimédia disponíveis, ferramentas cognitivas ao serviço da lecionação da Química no Ensino Básico e Secundário;
b) conheçam instrumentos de potenciação pedagógica do uso das TIC, como sendo:
b1) webquests – recursos potenciadores de pesquisa de informação na Web, baseados na resolução de problemas;
b2) roteiros de exploração – interligam dicas para operacionalizar passos da simulação/aplicação com perguntas que obrigam a refletir e a tirar verdadeiro proveito pedagógico do software;
b3) atividades com os Pais no Computador (APC) – iniciativas do professor que envolvem os pais/familiares, os filhos e o computador, visando uma conciliação e potenciação pedagógica do computador, no contexto das relações familiares.
Bibliografia
- Carr, N. (2012). Os Superficiais: O que a Internet Está a Fazer aos nossos Cérebros, Lisboa, Gradiva, 2012
- Dodge, B. (2007). What is a WebQuest? Obtido em http://webquest.org/index.php
- Morais, C. (2010). “Actividades com os Pais no Computador (APC): A Química e a sustentabilidade na Terra”. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 118, pp. 61-63.
- Morais, C. & Paiva, J. (2010). “WebQuests: incremento pedagógico da Internet no ensino da Química”. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 119, pp. 55-58.
- Paiva, J. C., & Costa, L. (2010). Exploration Guides as a Strategy To Improve the Effectiveness of Educational Software in Chemistry. Journal of Chemical Education, 87 (6), 589–591.