Por Francisca Cavaleiro, Luis Calafate, Cristiana Vieira, Célia Cruz, Isabel Tavares, Vitor Silva e Maria João Santos
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Número máximo de inscrições: 20
Em termos genéricos, a Ilustração Científica (IC) pode definir-se como uma representação gráfica que sintetiza e sistematiza um determinado conjunto de dados, relativos a um objeto, conceito ou ideia particular. Enquanto ferramenta de promoção da Cultura Científica, surge enquadrada em dois contextos distintos – o contexto da Comunicação de Ciência entre pares e o contexto da Divulgação de Ciência ao público em geral. No que concerne, em particular, o processo de ensino e aprendizagem das Ciências, a IC surge frequentemente como um complemento ao texto, funcionando como um elemento facilitador da aprendizagem. De facto, a IC apresenta a mais-valia de transmitir, de forma clara, rigorosa, imediata e efetiva, um determinado conjunto de dados que, pela sua natureza, são frequentemente difíceis, se não impossíveis de descrever de uma forma puramente textual, ao mesmo tempo que facilita a compreensão de conceitos que exigem alguma capacidade de abstração (Ilustração Concetual). A IC apresenta também a mais-valia de estimular um tipo de memória mais resiliente, isto quando em comparação com a capacidade de persistência da informação transmitida por via exclusivamente textual. Assim se justifica portanto, que a IC surja reiteradamente associada a textos de divulgação científica, qualquer que seja o seu enquadramento particular (livros didáticos, folhetos de promoção de exposições temáticas, etc.).
Neste Workshop, será feita uma visita guiada à exposição ‘A Ciência numa Ilustração – Ilustrar para Comunicar/Divulgar Ciência’, patente na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto entre Março e Dezembro de 2016. A visita à exposição visa a aquisição de uma visão integrada e abrangente, incluindo uma visão histórica, acerca da Ilustração Científica, bem como a sensibilização para a área, designadamente, para os seus diferentes domínios e subdomínios e enquadramento no nosso quotidiano. Ainda no âmbito da exposição, será possível observar diferentes modelos científicos tridimensionais (naturais e artificiais) usados em contexto de sala de aula. O processo que subjaz à organização de uma iniciativa deste género será considerado nos seus diferentes momentos – a ideia, a constituição da equipa de trabalho, a recolha de materiais, a montagem do espaço expositivo, a listagem de material, os textos de apoio para o espaço expositivo e folhetos de divulgação, a estratégia de divulgação e a inauguração. A Biblioteca, através deste espaço expositivo e de toda a dinâmica a ele associada, pretende potenciar o seu papel enquanto instrumento de apoio ao ensino e à divulgação das ciências.