Por João Paiva e Luciano Moreira
**** Atingido o limite de inscrições ****
O workshop tem como objetivo promover a aproximação e progressivo domínio de um dispositivo técnico-pedagógico que permita mediar em contexto de sala de aula as legítimas aspirações e inquitações dos alunos, os potenciais cenários de atuação profissional e cívica e as suas oportunidades e constrangimentos de exercício efetivo. Através de processos de imersão pedagógica, os docentes serão chamados a experimentar um conjunto variado de atividades (Maskill et al., 2001), que, posteriormente, poderão propor na sala de aula aos alunos. Pela via do ensaio apoiado e da reflexão orientada, enquanto contribuem para o desenvolvimento de competências científicas strictu sensu, os docentes criarão condições para que os seus alunos desenvolvam igualmente competências transversais e/ou transferíveis aos diferentes contextos de exercício profissional e cívico. Na sociedade atual, o exercício da ciência não se subsume à mestria técnico-científica mas reclama competências socio-profissionais para lidar com os dilemas relacionais e éticos que resultam da incrustação social da ação científica. Apoiando os seus alunos na identificação de estratégias de superação de obstáculos e de potenciação de qualidades pessoais, os docentes poderão facilitar a aproximação de progressiva da ciência à sociedade patrocinando a construção de projetos pessoais auto-determinados, pessoal e socialmente viáveis.
Bibliografia
- Maskill, R., & Race, I. (2001) Personal and Professional Development for Scientists, download do site da University of East Anglia: http://www.uea.ac.uk/che/ppds/