Por Cecília Galvão – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Vários relatórios da União Europeia apontam desafios para a educação em ciências hoje. Partindo desses desafios, discute-se a importância de tornar a ciência relevante para os alunos. O papel dos currículos de ciências é fundamental nesse propósito. Mas o que se passa com o currículo das ciências para o ensino básico em Portugal?
Baseado em recomendações internacionais, o currículo para as Ciências Físicas e Naturais para o 3º ciclo do ensino básico foi reformulado e proposto em 2001. Um aspeto central era o desenvolvimento de atividades de resolução de problemas e de natureza investigativa (inquiry). Contudo, terá sido esse currículo compreendido pelos professores e implementado como previsto? Apresentar-se-ão os resultados de um estudo de avaliação, realizado 12 anos depois da implementação do currículo, que envolveu um total de 5079 alunos do 3º ciclo do ensino básico e 789 professores. Análise aos manuais escolares utilizados na altura e o desenvolvimento de alguns estudos de caso completaram a investigação. De um modo geral, podemos afirmar que os professores não mudaram significativamente as suas práticas, persistindo em usar metodologias muito longe das preconizadas.
A proposta das metas curriculares, embora enquadrando-se também em perspetivas internacionais, uma vez que vários países europeus as inscrevem nos seus currículos como orientadoras de aprendizagem a que se quer chegar, vieram reforçar práticas assentes essencialmente em conteúdos e em memorização.
Para onde caminhamos agora, já que nos encontramos em contraciclo às recomendações europeias?
Com suporte em projetos internacionais como o PARSEL (Popularity and relevance of science education for scientific literacy) e o SAILS (Strategies for assessment of inquiry learning in science – www.sails-project.eu) apresentar-se-ão alguns exemplos de atividades que foram testadas em países integrantes dos projetos. Procurar-se-á chamar a atenção para a importância de envolver os alunos em situações aliciantes que lhes despertem o desejo de aprender e continuar a aprender ao longo da vida.