Por Clara Vasconcelos – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
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Não havendo consenso sobre a data precisa do início do desenvolvimento de trabalhos no âmbito da Geoética, esta área científica renova o seu campo de ação nas últimas década reafirmando-se como uma área especialmente relacionada com a discussão dos valores que sustentam e apropriam comportamentos e práticas onde a atividade do ser humano interage com a geosfera. Sendo indiscutível a interligação entre geologia e sociedade em termos de desenvolvimento económico, as suas ligações com a cultura e o modus faciendi dos cidadãos de cada país é reconhecida ao determinar quer as suas oportunidades, quer a qualidade das suas vidas. A Geoética pode auxiliar na reavaliação destes comportamentos, alertando para atividades humanas alternativas, ou mesmo redirecionando modelos económicos de crescimento e desenvolvimento.
A par do referido, a Educação em Geociências tem vindo a aumentar as suas relações com a discussão internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, procurando ligações com os objetivos definidos para 2030 e preocupações Geoéticas.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é reconhecida como um plano de ação para os próximos quinze anos, com ambições de eliminar a pobreza, a falta de equidade e a injustiça, assim como melhorar os cuidados de saúde e preservar os recursos planetários. Os seus 17 objetivos são especificados em 169 metas associadas, cujo sucesso de concretização depende de um esforço quer individual, quer coletivo. Pelo exposto, as escolas, os educadores e os professores têm em mãos o desafio de potenciar saberes de responsabilidade a uma nova geração obrigatoriamente consciente da necessidade de atuar neste novo paradigma de Desenvolvimento Sustentável.
Sendo ambas crucias para garantir atitudes informadas sobre o ambiente, Ensinar Ciências é uma ação que fica incompleta sem a dimensão da Geoética, Aprender sobre desenvolvimento sustentável, como melhorar o uso dos recursos, como organizar atividades económicas e como melhorar o respeito pelo ambiente é uma missão a desempenhar ao longo da vida e deveria ser uma prioridade nos curricula escolares de ciências.
Para além de uma aprendizagem sobre o enquadramento teórico da temática, o workshop propõe atividades simples de potenciação do Desenvolvimento Sustentável e uma reflexão sobre formas de incluir a Geoética e os princípios da Agenda 2030 no Ensino das Ciências no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário.