Por Carla Morais e Nuno Francisco.
**** Atingido o limite de inscrições ****
Número máximo de inscrições: 32
O Projeto Europeu PROFILES (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry Learning and Education through Science) no qual participaram mais de uma vintena de países, entre os quais Portugal, representado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sublinhou a necessidade de investir na formação contínua de professores e colocou a sua tónica na promoção de abordagens de Inquiry-Based Science Education (IBSE). De acordo com Branch e Oberg (2004) “inquiry-based learning is a process where students are involved in their learning, formulate questions, investigate widely and then build new understandings, meanings and knowledge.” No âmbito da implementação do projeto PROFILES em Portugal decorreram ações de formação para professores de ciência que visaram desenvolver módulos inquiry que coadjuvassem a implementação de estratégias de ensino que permitam ao aluno compreender a utilidade da aprendizagem da ciência e a relevância do conhecimento científico. Os módulos inquiry, desenvolvidos no âmbito deste projeto, são um conjunto de recursos pedagógicos que visam contribuir para a abordagem das ciências através de problemas sociais e éticos. De acordo com Rannikmäe, Teppo e Holbrook (2010) “the objective of the modules is to increase the relevance and popularity of science teaching in the eyes of students, but at the same time guarantee solid student learning headed for enhancing scientific literacy.” Os módulos desenvolvidos têm grande cumplicidade com o currículo nacional, tendo-se procurado incrementar nesses módulos oportunidades alavancadoras de experimentação, de utilização de software educativo, bem como de exploração de exemplos interessantes e adequados da História da Ciência (Thier, 2000).
Neste workshop atende-se às potencialidades do IBSE no processo de ensino-aprendizagem das ciências e apresenta-se exemplos de módulos inquiry para o estudo da Física e da Química no Ensino Básico e Secundário.
Bibliografia
- Branch, J., Oberg, D. (2004). Focus on inquiry: a teacher’s guide to implementing inquiry-based learning. (pp. 1-5) Alberta, Canada: Alberta Learning.
- Rannikmäe, M.; Teppo, M. e Holbrook, J. (2010). Popularity and Relevance of Science Education Literacy: Using a Context-based Approach. Science Education International, 21(2), 116-125.
- Thier, H.D. (2000). Developing Inquiry-Based Science Materials: A Guide for Educators. New York: Teachers College Press, Columbia University.