Por Clara Vasconcelos, Joana Torres, Sara Moutinho, Marta Ribeiro e Joana Costa
**** Atingido o limite de inscrições ****
Número máximo de inscrições: 35
A aprendizagem baseada em modelos é uma metodologia de ensino potenciadora da aprendizagem de processos investigativos, conteúdos conceptuais e características da natureza da ciência. Chamizo (2013) define modelo científico como uma representação de uma porção da realidade, construída de acordo com um objetivo específico. Embora existam outras definições de modelo científico, todas realçam o papel dos modelos na construção de novo conhecimento e na sua aprendizagem. Sendo inquestionável o facto dos modelos científicos poderem apresentar características diferentes segundo as áreas científicas e os processos em estudo, a sua importância no Ensino da Geologia e da Biologia é indubitável.
De acordo com o referido por Gilbert & Ireton (2003) é importante recorrer a modelos múltiplos na aprendizagem de conceitos complexos e no desenvolvimento de modelos mentais próximos do preconizado pela ciência escolar.
Pelo exposto, partindo da clarificação do conceito de modelo científico, suas classificações e aplicações, pretende-se apresentar no workshop um conjunto de atividades de modelação que permitam uma melhor compreensão das potencialidades dos modelos no Ensino das Ciências, nomeadamente no Ensino da Geologia e da Biologia. Neste sentido, e com o objetivo último de ilustrar possíveis aplicações em contexto de sala de aula, recorreremos a uma variedade de modelos, tais como, modelos físicos, modelos digitais, organismos modelo e modelos históricos. Serão discutidas todas as suas potencialidades, relevância e limitações.
Bibliografia
- Chamizo, J. (2013). A new definition of models and modelling in Chemistry’s teaching. Science & Education, 22 (7), 1613-1632.
- Gilbert, S. W., & Ireton, S. W. (2003). Understanding Models in earth and Space Science. United States of America: NSTA Press.