Docente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Cecília Galvão é licenciada em Biologia, doutorada em Educação, agregada em Didática das Ciências, Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, coordena a área de investigação e ensino de Didática e coordena o grupo de investigação de Didática das Ciências.
Desenvolve investigação em Didática das Ciências e Desenvolvimento Profissional dos Professores. Coordenou o grupo responsável pelas Orientações Curriculares das Ciências Físicas e Naturais para o 3º ciclo do Ensino Básico, implementado em 2002.
Coordenou vários projetos internacionais e nacionais na área de Didática das Ciências, nomeadamente o Projeto Europeu PARSEL (Popularity and Relevance of Science Education for Scientific Literacy) (terminou em 2009) e o projeto “Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais para o 3º ciclo do Ensino Básico”, financiado pela FCT (terminou em 2013).
Foi também a coordenadora portuguesa do projeto Internacional FP7 SAILS (Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science), financiado pela União Europeia e coordenado pela Universidade de Dublin.